No cenário dinâmico dos condomínios logísticos, as locações de área seguiram aquecidas durante o primeiro semestre. A partir dos dados e estatísticas de mercado listamos um ranking inédito para os leitores. Confira a seguir:
1- Distribuidora de Medicamentos Santa Cruz – Centeranel Cajamar (A+)
A líder do ranking foi a empresa do segmento farmacêutico Santa Cruz, ocupando impressionantes 67.514 m² no Centeranel Cajamar. O movimento ilustra uma tendência de expansão das companhias que atuam no ramo como um todo, aumentando área locada em condomínios logísticos bem-posicionados.
O ativo, localizado na região de Cajamar (SP), foi entregue há menos de um ano, no 3T22 e sua ABL (Área Bruta Locável) chega a 90.193 m². O empreendimento foi desenvolvido pela Racional Engenharia, tem certificação LEED Silver e leva a classificação A+.
2- Shein – GLP Guarulhos II (A+)
Logo em seguida, a Shein, gigante chinesa do e-commerce, entra no cenário com uma expressiva locação de 55.252 metros quadrados no GLP Guarulhos II. Entregue em 2021, o imóvel possui impressionantes 250.139 m² de ABL e está localizado na cidade que dá nome ao ativo, Guarulhos (SP).
A Shein já havia locado anteriormente área no ativo e expandiu sua ocupação. Esse movimento aponta para a importância de garantir infraestrutura de ponta para acomodar as operações logísticas, especialmente para empresas do setor de e-commerce, onde eficiência e agilidade são cruciais para atender às demandas do mercado.
3 - Mercedes-Benz – HGLG Itupeva (A+)
A Mercedes-Benz fecha o pódio, consolidando sua posição entre as maiores locatárias do segmento de Veículos e Peças. A companhia absorveu uma área de 44.965 m² no HGLG Itupeva.
Apesar de estar localizado na cidade de Itupeva, em São Paulo, no monitoramento da SiiLA este empreendimento faz parte da região de Jundiaí (SP). O imóvel possui 89.976 m² de ABL e pertence ao fundo de investimento imobiliário HGLH!!, do portifólio da gestora de real estate do Credit Suisse.
O ritmo de locações em condomínios logísticos reflete a importância contínua desse setor no cenário econômico do país