Com 80 anos de história, o Banco Mercantil acaba de inaugurar sua nova sede em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. A instituição financeira passa agora a ocupar 5 andares do edifício Statement um empreendimento de Classe A+, entregue no início do ano, na região de Savassi. A redação do REsource realizou uma entrevista exclusiva com Uelques Almeida. Diretor Executivo de Operações e Eficiência em Processos, que compartilhou detalhes sobre essa mudança e a visão por trás dessa transformação.
Segundo o executivo, a nova sede foi projetada para o modelo híbrido de trabalho, seguindo o conceito de open office: “Temos espaços abertos e compartilhados que estimulam a troca de experiências e integração entre as pessoas e equipes”. Atualmente, o Banco Mercantil emprega 3.500 funcionários, tanto na sede quanto nas agências pelo país. Em Belo Horizonte, são cerca de 1.200, e metade deles faz revezamento diário no novo escritório.
O novo escritório no edifício Statement possui mais de 4 mil m² de área privativa. “Fizemos um uso inteligente do espaço, reduzindo a ociosidade de ambientes e criando mais mobilidade: salas de reunião para seis pessoas podem ser ampliadas para acomodar até 20 pessoas; outras salas têm mobiliário adaptável para treinamento; e teremos um espaço que se transforma em auditório com capacidade para receber 60 pessoas”, completa o executivo. O projeto do novo escritório foi assinado pela empresa de arquitetura, engenharia e construção Concreto.
“O posicionamento das equipes foi pensado para promover a aproximação de áreas da mesma vice-presidência e diretoria ou pela sinergia de negócios. As salas de reunião foram idealizadas para proporcionar a melhor experiência possível – elas estão equipadas com equipamentos audiovisuais completos, TVs e lousas que contribuem para apresentações interativas ou discussões integradas. Queremos que as pessoas aproveitem esses espaços para pensarem juntas, desenvolverem projetos e terem trocas significativas”, acrescentou Almeida.
Outra novidade que o novo espaço do Banco Mercantil traz aos seus colaboradores são áreas de descompressão para promover momentos de relaxamento e estimular a troca de ideias, conhecimento e experiências. “Queremos promover a interação em um ambiente leve e agradável, equilibrando o bem-estar dos colaboradores, a recepção de visitantes, a integração entre áreas e a produção com qualidade”, concluiu.
Sobre a escolha do edifício Statement
O projeto do novo escritório foi assinado pela empresa de arquitetura, engenharia e construção Concreto. De acordo com Almeida, o edifício atende às principais características técnicas que o banco buscava e valoriza: “O prédio possui elevadores inteligentes com capacidade para aproximadamente 20 pessoas. Os conceitos de segurança implementados são os mais modernos do mercado – como duas escadas de incêndio independentes, exaustores de fumaça e geradores de energia”.
Além disso, o prédio é 100% acessível, tem estacionamento rotativo, bicicletário, vestiário e lockers individuais nos andares. O executivo destacou ainda diferenciais como o acesso realizado por reconhecimento facial, tanto para colaboradores como para visitantes.
De acordo com Almeida, o banco buscou um espaço alinhado com o atual posicionamento de mercado, imagem e reputação: “A mudança reflete o novo momento pelo qual o Mercantil está passando (...), unindo a solidez e tradição dos 80 anos de história às evoluções tecnológicas e valorização das pessoas dentro da empresa. Ela é uma das contribuições que impulsionam a transformação cultural e digital que o banco está passando.”
Isso se traduz até na escolha da região de Savassi, por combinar os fatores de tradição, história, modernidade e inovação. “A Savassi foi escolhida devido à sua semelhança com o Mercantil. É uma das regiões comerciais mais privilegiadas da cidade, com fácil acesso por grandes vias e transporte público”, disse.